Festival de Esculturas Itinerantes

 Festival de Esculturas Itinerantes inaugura no próximo dia 27 no Museu Nacional da República

 

O Festival de Esculturas Itinerantes estreia no dia 27 de julho, às 19h30, no Museu Nacional da República, em Brasília, com a participação de 24 artistas de diferentes Estados do Brasil e internacionais.

A partir dos resultados de suas duas primeiras edições (2015 e 2016), o Festival de Esculturas do Rio, segue em pleno vapor e crescimento, na função da realização de sua terceira edição em novembro na capital fluminense. Enquanto isso, a realidade do Festival tem ido muito além das expectativas, não só no Rio de Janeiro, mas agora recebendo convites para sua realização em diferentes cidades, sendo criado então o Festival de Esculturas Itinerantes.

Com a curadoria do produtor de artes visuais carioca Paulo Branquinho, a mostra apresenta esculturas de diferentes técnicas, materiais e estilos, na qual o visitante passeia pela diversidade.

“Pretendemos, acrescentar a esta mostra itinerante, 2 (dois) novos artistas de cada Estado, por onde a mesma passar, fortalecendo a exposição com a apresentação de seus trabalhos, se juntando ao grupo no percurso da itinerância, indo para o Rio de Janeiro no final da turnê, fazendo parte da nossa edição de 2018 do Festival de Esculturas do Rio. O Festival vem promovendo também um intercâmbio entre os artistas de diferentes gerações, estilos, cidades e nacionalidades; buscando sempre trazer ao público novidades. ” Diz Branquinho.

Entre os artistas, destacamos os cariocas Gonçalo Ivo, Raul Mourão, Marcos Cardoso e Cris Cabus, o paulista Angelo Augusto Milani, o mineiro Jorge dos Anjos, a chilena Lorena Olivares, o dinamarquês Jesper Neergaard, a portuguesa Susana Anágua e o uruguaio Boris Romero. Ressaltamos também os artistas de Brasília Elyeser Szturm e Sanagê Cardoso.

A exposição “Festival de Esculturas Itinerantes” fica em cartaz no Museu Nacional da República, em Brasília, no período de 27 de julho a 27 de agosto, com entrada franca. Na sequência irá para Goiânia, na Vila Cultural Cora Coralina, no período de 25 de outubro a 15 de janeiro de 2018. E em março de 2018, no MARCO - Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. O festival aguarda ainda novas confirmações.


Relação completa de artistas participantes do Festival de Esculturas Itinerantes:

Alex Moreira - BA, Angelo Augusto Milani – SP, Boris Romero – Uruguai, Carlos Muniz – MG, Cenildo Silva – BA, Cris Cabus – RJ, Elyeser Szturm - DF,  Gonçalo Ivo – RJ,  Jesper Neergaard – Dinamarca,  Jorge dos Anjos – MG, Lorena Olivares – Chile,  Marçal Athayde – MA, Marcelo Lago – RJ, Marcos Cardoso – RJ, Moema Branquinho – RJ, Osvaldo Gaia – PA, Raul Mourão – RJ, Renato Brunello – Itália, Roberto Chagas – RS,    Robson Macedo – RJ, Sanagê Cardoso – DF,  Susana Anágua – Portugal,  Zé Tarcísio –  CE.


Serviço:

Festival de Esculturas Itinerantes

Local: Museu Nacional da República em Brasília (Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto - Zona 0.)

Inauguração: 27 de julho, às 19h30

Visitação: de 27 de julho a 27 de agosto, de terça-feira a domingo, de 9h às 18h30.

Entrada grátis.

Informações: (61) 3325-5220 e (61) 3325-6410.

Acompanhe as novidades sobre o evento na página da Casa do Paulo Branquinho

(https://www.facebook.com/Casa-do-Paulo-Branquinho-1838569773077958/)


 


| Mais
Comentários
Comente
Nome:

Email:
não será publicado
Comentário:

Chave:
Jornal das Embaixadas © Todos Direitos Reservados